O gerenciamento de redes sociais é muito mais que simplesmente fazer publicações, pois ele envolve muitas etapas. Não é nada fácil para uma empresa que está se lançando nas mídias sociais definir o tipo de conteúdo a ser publicado, com qual frequência deve postar e quais métricas analisar os resultados. É preciso que se tenha estratégia, planejamento, execução e monitoramento para ter bons resultados.
A pandemia de COVID-19 intensificou o uso das redes sociais, conforme apontou a pesquisa da GlobalWebIndex, mostrando que 58% dos brasileiros entre 16 e 64 anos de idade estão passando ainda mais tempo em redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter. No Brasil, as redes sociais somam mais de 140 milhões de usuários. Os dados são da pesquisa We Are Social 2020, da Hootsuite, realizada em abril de 2020, o que representa aumento de 11 milhões (+8,2%) de usuários entre abril de 2019 e janeiro de 2020. Esses estudos nos mostram que cada vez mais as pessoas percebem o quanto as redes sociais são importantes e, por esse motivo, se tratando de Marketing Digital, é nas redes sociais que as empresas devem estar.
O Marketing Digital é uma resposta a essas novas demandas, às necessidades de consumo e às novas formas de tecnologias. É essencial para qualquer modelo de negócio atual, auxiliando empresas em diversas situações, sendo uma importante ferramenta para fazer crescer a imagem de qualquer tipo de negócio, já que ajuda principalmente a se aproximar mais dos consumidores. Ele pode mostrar a você o que sua empresa pode mudar para crescer ainda mais, através de uma boa estratégia multicanal, visando encontrar o equilíbrio entre atendimento ao cliente, criação de conteúdo e análise de resultados dentro dos canais sociais da sua empresa.
Plataformas como o Facebook e o Instagram são opções conhecidas de investimento que permitem promover itens de maneira orgânica e paga, mas também de se comunicar com o público. Por isso é importante estar posicionado nos meios digitais.
Vale ainda destacar sua importância para a captação de informações do mercado, principalmente as necessidades e desejos dos consumidores. Os meios digitais permitem captar de um grande volume de dados que é gerado diariamente, para serem transformados em informações acionáveis que ajudam a entregar os melhores produtos e serviços para os seus clientes.
Apesar de muitas empresas estarem se introduzindo no mundo virtual para se adequar a esse novo mercado, muitas empresas falham no uso do Marketing Digital sem uma boa estratégia definida e sem saber como fazer um gerenciamento de suas redes sociais. Algumas delas nem se quer o utilizam, confiando apenas nas mídias tradicionais para angariar consumidores.