Um relatório de abril de 2020 da We Are Social em parceria com a Hootsuite apontou que ao menos 4,14 bilhões de pessoas estão presentes nas redes sociais digitais, mais da metade da população mundial. No Brasil, as redes sociais já somam mais de 140 milhões de usuários e a pesquisa ainda revela que os brasileiros passam em média 3 horas e meia por dia conectados nas redes. Por esse motivo, o Marketing Digital é essencial para qualquer modelo de negócio. É uma resposta às necessidades de consumo e às novas formas tecnológicas do século XXI, considerando que o mercado e os consumidores mudaram e, portanto, mudando a maneira de se comunicar e vender.
Investir nas redes sociais é uma excelente maneira de ganhar e fidelizar clientes e, consequentemente, aumentar os investimentos na marca. Ter uma rede social interessante possibilita reter o público por mais tempo e fazer com que ele se sinta interessado por mais produtos ou serviços que você oferece. Tendo um contato direto com a marca por meio das redes sociais, o usuário pode tirar dúvidas e fazer sugestões, aproximando ainda mais o relacionamento entre empresa e o cliente.
As redes sociais são importantes para ajudar a crescer a imagem dos negócios, já que ajuda principalmente a se aproximar cada vez mais dos consumidores. Podemos destacar também a importância em captar informações do mercado, principalmente as necessidades e desejos dos consumidores. Os meios digitais permitem a captação de um grande volume de dados que é gerado todos os dias, para que então sejam transformados em informações que vão te ajudar a entregar melhores produtos e serviços para os seus clientes.
A ideia do Marketing Digital é aumentar a exposição da marca para os consumidores e, consequentemente, as vendas; além de aumentar as chances de novos negócios e melhorar a comunicação com o público alvo. Embora o Marketing Digital seja uma excelente ferramenta, muitas empresas não o utilizam da maneira correta, ou sequer o usam, confiando apenas nas mídias tradicionais. É claro que o uso do digital não exclui a possibilidade de usar o marketing tradicional se ele for uma alternativa rentável para a marca.