Omnicanalidade e o crescimento tecnológico no varejo

Não resta dúvidas de que o mundo digital e o físico estão cada vez mais interligados e que a pandemia de covid-19 estimulou um movimento importante para o crescimento do varejo: a omnicanalidade. A partir daí, os consumidores passam a consumir em um sistema cada vez mais integrado de diferentes canais de venda e relacionamento com as marcas.

 

Ao permitir uma unificação entre canais digitais e físicos de uma loja, por exemplo, a omnicanalidade procura oferecer aos clientes uma melhor experiência na hora das compras. Dessa maneira, o atendimento e o formato de compra são alinhados a todo fluxo de funcionamento da empresa, além da comunicação. Por isso, a experiência de consumo será integrada, independente se o cliente busca pela marca no site, nas redes sociais, no app ou na loja física. Isso facilita ainda mais o seu consumo e torna a experiência de compra mais dinâmica, levando em consideração diversos processos dentro da empresa, desde o carrinho de compras até as informações de entrega. É isso o que o consumidor espera das marcas.

 

A omnicanalidade está bastante relacionada com a tecnologia, portanto os avanços tecnológicos influenciam diretamente a omnicanalidade para o crescimento do varejo. Além dos celulares, para se conectar com uma marca de diferentes maneiras, os consumidores também usam outros dispositivos móveis. Por isso, se tratando de omnicanalidade, as marcas sempre devem levar em consideração as tecnologias que facilitam o uso nesses dispositivos, tendo em mente a importância deles no dia a dia das pessoas antes de elaborar sua estratégia.

 

Hoje em dia, os consumidores não querem receber apenas mensagens estáticas, eles esperam mensagens feitas sob medida para suas necessidades. Por esse motivo, o setor de marketing também precisa estar integrado às estratégias de omnicanalidade. De acordo com os dados do relatório da CB Insights, o uso de três ou mais canais em campanhas de marketing leva a uma taxa de compra 250% maior em relação às campanhas de canal único. Esses dados mostram como é importante trabalhar o marketing levando em consideração diferentes canais e criar uma comunicação que mostre a unidade da marca é algo essencial para o crescimento do varejo omnichannel. Com o marketing tornando esse contato com o consumidor mais fácil, é possível segmentar e preparar uma comunicação bem mais específica para o cliente, considerando suas necessidades e preferências.

 

A omnicanalidade é um tipo de ferramenta que pode ajudar no maior contato com o consumidor e explorar das mais diversas maneiras os diferentes canais de venda utilizados. Ela pode trazer muitos resultados para o crescimento do varejo, especialmente quando é associada às tecnologias. O mais importante, no entanto, é pensar sempre na melhor experiência do cliente possível.