Um dia depois da Pandemia no varejo

A pandemia mudou a rotina de todos, mas um dos mercados mais afetados foi o varejo, não só pela proibição de abrir em alguns estados, mas também pela mudança que isto causa no consumidor. Crises mudam muito a maneira que o novo consumidor consome e mudam de maneira muito rápida, desde a escolha do tipo de produto e sua qualidade até, claro, o preço e valor do produto.

Me lembro bem de um amigo do mercado financeiro falando sobre como a crise muda profundamente as escolhas: Quando você está financeiramente estável é comum pagar 8 reais em uma garrafa de água, seja em um restaurante ou em um evento. Mas as crises vem e é preciso economizar, nesta hora, a água perde o valor e você jamais pagaria 8 reais por ela.

Não só isto, existem outros valores importantes e que no caso desta pandemia temos notado a importância do delivery e dos valores de frete, temos notado a tecnologia que nos envolve, alguns até com surpresa da capacidade de que seu celular tem de o localizar.

São diversas mudanças, mas a principal é que o consumidor descobriu de uma vez o universo digital, para pedir comida, para fazer compras, para fazer um call com a família, mesmo que não use este nome para sua vídeo conferência e isto não dá para voltar atrás.

A partir de agora as pessoas vão analisar melhor não só suas compras mas as ferramentas para faze-las, muita gente vai migrar de uma vez para o delibera, para o e-commerce, até mesmo para produtos de higiene como lavar a roupa fora de casa vai virar costume dando um grande crescimento para o universo digital.

Sendo assim, não acredito que as coisas voltem “ao normal”, vai existir um novo normal, com pessoas muito mais conectadas pela tecnologia, muito mais críticas sobre os serviços prestados e produtos entregues e com certeza mais atentas nas oportunidades.

Logo vamos passar por tudo isto, as portas vão reabrir e as pessoas vão voltar a comprar, desta vez muito mais digital.

Sua empresa está preparada para o universo digital?