As vantagens de trabalhar com uma agência de comunicação brasileira

O povo latino é uma história a parte, um povo novo, quente, diferente, e quando se fala de América Latina temos o gigante Brasil tomando a maior parte do continente e o Brasil tem uma história a parte, é um caso de estudo, cenário, política, economia e outros fatores que tornaram o brasileiro um povo único e um mercado difícil de entender, mas vamos tentar falar aqui das vantagens de trabalhar com uma agência brasileira de comunicação em outros países, culturas e cenários.

Criatividade

O brasileiro é criativo, hoje 97% dos brasileiros ganham menos de US$500 mensais, sendo assim viver já é um desafio, por isto a criatividade se torna obrigação, ainda mais em um país com a educação tão deteriorada existe uma necessidade de aparecer contra uma concorrência que é pouco leal.

É possível ver isto em alguns exemplos, como o Brasil tem uma das maiores tecnologias bancarias e anti-fraude do mundo, quando trabalhamos com integrações para PayPal, Stripe, bancos locais é bem simples o entendimento e necessidades, agora integre o pagamento de um banco brasileiro na sua necessidade, seja digital ou física, são diversos itens de segurança que pouco vemos em outros cenários.

Outro bom exemplo são as limitações de propaganda que temos por aqui! Existem cenários técnicos, burocráticos inclusive com força de lei que nos impedem de citar concorrentes, de mostrar de forma mais direta os benefícios de um produto, proteção legal em extensos textos nas peças para garantir que nenhum espertinho vai nos processar por falsa propaganda. Dificilmente vai conseguir emplacar ideias tão legais aqui devido esta falta de liberdade e isto nos obriga a ser extremamente criativos.

Cultura

O Brasil é uma democracia nova, 520 anos desde o primeiro contato com colonizadores, 131 anos de democracia, menos do que a maioria das faculdades tem de idade dos US e países Europeus, isto gera um claro impacto nas pessoas e suas rotinas. Outro fator interessante é que o Brasil nunca teve uma grande relação com guerras civis ou militares, fazendo com que o povo consuma sem entender a diferença de valor e preço. Isto também se aplica ao baixo número de catástrofes naturais não temos tsunamis, furacões, terremotos, tornando o povo mais confiante.

Por outro lado o Brasil tem um gigantesco desafio social e educacional, gerando grandes divisões, pessoas com fortunas e outras sem nada por gerações, isto torna muito difícil trabalhar a comunicação em diversos níveis, desde o tipo de escrita até a maneira que criamos a experiencia do usuário em aplicativos, sites e-commerces.

Moeda

Sabendo que o Brasil sofre com a instabilidade política, nossa moeda flutua bastante, isto gera um cenário positivo para investimento em serviços, quem compra serviços brasileiros em um país com moeda forte, paga muito barato. A G+P por exemplo trabalha muito com conteúdos de redes sociais, performance de vendas, treinamento de equipes e e-commerces, hoje no Brasil, o preço médio de um e-commerce é de R$14.000,00 que convertendo a o dólar por exemplo não chega a US$3.000,00.

Outro fator interessante é que o brasileiro está acostumado a pagar tudo parcelado, sendo assim, mesmo um investimento mais alto é pago em várias vezes, gerando oportunidade de trabalhar com uma entrega excelente e um custo muito baixo.

Geografia 

O Brasileiro é realmente diferente em suas escolhas e sofre com o fator com a geografia do país, o Brasil é muito grande e tem pouquíssimos recursos de logística, poucas linhas de trem, estradas em estado ruim, dependência de caminhões. E pior que isto as diferenças culturais acontecem de 100 em 100 km, onde as gírias, o sotaque, as crenças e a maneira de pensar já mudam, somos extremamente regionalizados.

Não é incomum você encontrar um produto no interior de um estado que faz muito sucesso e nunca ter ouvido falar dele.

A comunicação regionalizada é um dos maiores desafios que contornamos muito bem, até porque a maior parte do Brasil não tem boa tecnologia de internet, acesso a computadores de última geração, nos acostumamos a criar dentro destes desafios, com micro influenciadores, canais locais e direcionamento local.

O cenário atual

Devido a todos estes cenários, o profissional brasileiro de comunicação precisa ser extremamente flexível e multidisciplinar, o que nos torna criativos, técnicos e extremamente baratos.

Quer saber um pouco mais sobre as diferenças de cenário, como podemos aplicar isto no seu negócio e o que já fizemos globalmente?

Mande um email para rafael@gmaispdigital.com.br

Estamos a disposição.