Atualmente, estão conectadas à internet 6 a cada 10 pessoas no mundo, através de um notebook, tablet ou smartphone. Por isso, é fundamental que as empresas tenham uma estrutura tecnológica que atenda à demanda desses possíveis consumidores, principalmente os e-commerces. É preciso ter em mente que com a evolução da tecnologia surgem novas soluções, mas também problemas, o que obriga as empresas a se adaptarem. É aí que entra a transformação digital.
O processo de transformação digital é muito mais do que automatizar processos, ele reposiciona as empresas como negócios digitais, criando valor e receita de seus ativos, além de repensar os processos, a experiência do cliente e os modelos de negócio através de uma imersão completa na tecnologia digital.
Tudo isso ajuda as marcas e empresas a controlar o investimento dos recursos e reduzir o desperdício financeiro em tempo real, garantindo eficiência tecnológica, alta experiência ao usuário e máxima segurança. O seu objetivo é, portanto, melhorar a performance, tornando a empresa mais eficiente e produtiva, sem nunca deixar de satisfazer o público-alvo.
A transformação digital não se diz respeito somente à tecnologia, mas sim à estratégia. Por isso, todas as áreas precisam ser impactadas, é essencial que a transformação digital parta do topo da empresa, já que exige investimento financeiro e planejamentos que abrangem a empresa como um todo.
Mas implantar a transformação digital em uma empresa não é tão simples, é necessário que haja uma mudança cultural, o que representa um desafio maior, porque envolve o lado humano. Porém, o principal desafio é a falta de iniciativa. Portanto, fique ligado e não deixe de estar atento às novas demandas do mercado. A transformação digital já é uma realidade e tem se mostrado cada vez mais presente nas marcas e empresas dos mais diversos setores.