Como sua marca pode conversar com o público gamer?

A equipe da área de Creative Works do Google EMEA realizou um estudo sobre o futuro do trabalho criativo extenso e aprofundado, chamado Open Creative Project. Apresentando diversas perspectivas, o projeto inclui empresas de consultoria, analistas técnicos e líderes da área de marketing e comunicação do mundo todo. 

 

A meta é estimular um diálogo contínuo e imersivo, focado nas oportunidades de negócios criativos para os próximos três a cinco anos, pois a indústria global de marca e marketing está passando por uma rápida transformação, na qual o trabalho criativo está sendo o último fator determinante.  

 

As conversas com um grupo diverso de líderes seniores do setor em todo o mundo, que representam diferentes pontos de vista e disciplinas, já geraram ideias interessantes sobre o futuro do marketing, a atual situação do setor criativo e a trajetória de transformação daqui para a frente.

 

Algumas das ideias são instigantes, incluindo o papel do trabalho criativo viabilizado pela tecnologia e automação, a eficácia do criativo no mix de marketing, a colaboração cada vez maior entre marcas e a expectativa crescente das pessoas por trocas significativas com as marcas.

 

Confira agora as principais descobertas e tendências que vão transformar o setor criativo:

 

Criatividade como solução para os desafios de negócios

A palavra transformação, cada vez mais relacionada ao contexto de dados e transformação digital, está entrelaçada à criatividade. É como nos conectamos e progredimos. Criar experiências e gerar lealdade com dados próprios também se fazem presentes, e o mesmo acontece com sustentabilidade, consumo consciente, economia circular e a percepção de que estamos comprando o tempo todo. A criatividade é a solução para tudo isso. Para chegar às melhores ideias e aos resultados corretos, é preciso ser explícito, intencional e constante ao sugerir a criatividade como solução para os desafios da empresa. A criatividade nas empresas não se trata apenas de como novos modelos de negócios são criados ou como desafios complexos são encarados, ela também envolve como avançamos como indivíduos e como sociedade.

 

Criatividade e criação como fatores essenciais

A criatividade e a criação, que sempre foram fatores importantes nos negócios, vão se tornar cada vez mais relevantes, pois a novidade é a expectativa em relação a uma comunicação superior de marca. A criação de experiências irresistivelmente superiores com o produto, a embalagem, a comunicação, a execução do varejo e o valor vai gerar uma transformação enorme nos negócios, uma onda de criatividade que vai unir anunciantes e criadores.  É preciso encontrar diferentes maneiras de trabalhar para criar um conteúdo que conectará as marcas às pessoas que elas atendem de forma orgânica e autêntica. Isso significa que também é necessário ser capaz de usar dados para aprimorar a criatividade, para a usá-la para chegar até as pessoas de um modo que crie uma boa experiência para elas.

 

Experiências do cliente mais pessoais e menos personalizadas

Cada contato com o consumidor é uma oportunidade de se fazer algo criativo e interessante. A experiência precisa ser perfeita, quase invisível e dar uma sensação de que os clientes são compreendidos. Isso significa, para o consumidor, uma experiência completa, mais pessoal e menos personalizada.

 

Da personalização em escala à empatia em escala

Quando sua segmentação é levada para um briefing criativo, o resultado do processo é uma série de ideias que não necessariamente acrescentam algo a um conceito maior. Por isso, é preciso mudar da personalização em escala para empatia em escala. Comece com uma excelente ideia e depois use a personalização para descobrir como gerar empatia. Pensar em empatia e seus padrões leva a um nível muito mais alto de personalização, além de se afastar da personalização em grupo. Com isso, é possível conseguir melhores resultados.