Em uma era definida por dados, análises e a capacidade de se conectar com o público, o setor de marketing está mudando, e os introvertidos estão em alta e seu conjunto de habilidades começam a ganhar destaque. Eles se encaixam perfeitamente no ambiente atual do marketing, onde saber a opinião dos clientes é a chave para compreender e atender às demandas em constante mudança. Pois o marketing tornou-se um setor mais analítico: em torno de 4 em cada 5 profissionais da área no mundo todo dizem que, atualmente, a qualidade dos dados é fundamental para um crescimento impulsionado pelo marketing e a melhora da experiência do cliente. Essas mudanças trazem situações em que os introvertidos ficam mais à vontade.
Isso acontece porque somos bons com os dados e eles nos ajudam a expressar um ponto de vista. Além disso, trabalhamos com mais facilidade usando dados. Antes de tomar uma decisão, queremos conhecer e assimilar todas as informações. Essas qualidades tornam os introvertidos perfeitos para o atual cenário de marketing, onde saber o que os clientes estão pensando é a chave para entender e cumprir demandas em constante mudança.
Isso também vale para as marcas. O Google, por exemplo, sempre se orgulhou de ser orientado por dados. Isso exigiu uma grande mudança de cultura na época, especialmente nas áreas como o marketing. Apesar disso, as organizações vêm adotando, recentemente, alguns desses atributos de introversão. Um exemplo disso é a Gymshark, marca emergente de roupas fitness do Reino Unido, que deixou de agir com base na intuição e passou a usar os dados para conhecer seus clientes e como base para as grandes decisões. O foco na análise a ajudou a adaptar-se aos comportamentos complexos dos clientes e impulsionar a performance do marketing.
Tudo isso faz com que seja mais importante do que nunca conhecer os clientes, ainda mais geração Z, que agora representa cerca de um terço da população global. Para conquistar esses consumidores, apenas um anúncio atrativo sozinho não será suficiente. Para se conectar de modo significativo e com mais autenticidade, esse grupo demanda que as empresas e os produtos, tanto em práticas internas quanto na publicidade, defendam os mesmos valores que eles. Devido à sua natureza analítica e reflexiva, isso é algo que os introvertidos estão bem preparados para conquistar.
As organizações precisam abranger um amplo espectro de vozes, incluindo até mesmo as mais silenciosas. Grandes reuniões podem ser desafiadoras. Em outras culturas, as pessoas estão acostumadas a pensar rápido e participar de conversas em grupo, como na América do Norte, mas isso não funciona para todos. Por isso é imprescindível que os líderes deem às pessoas a oportunidade de refletir, em vez de encurralá-las. Para ajudar a garantir que todos sejam levados em consideração, permitir que elas enviem suas contribuições em formatos diferentes, seja compartilhando pré-leituras, usando o chat ou o recurso de “levantar a mão” em uma videochamada.
Não há dúvidas de que o setor de marketing está passando por mudanças constantes. Os líderes e as organizações precisam reunir diferentes tipos de personalidades e abraçar um amplo espectro de vozes, inclusive as mais silenciosas para enfrentar os desafios e as oportunidades que surgem.