Você conhece o novo consumidor?

Quebrando padrões e apresentando um novo tipo de comportamento, o novo consumidor vai além de uma letra designada pelo alfabeto, como as gerações X, Y e Z, é um novo mindset. Conhecido também como pós-consumidor, trata-se, na verdade, de um comportamento oriundo das gerações mais novas, mas que ao passar do tempo foi adotado por membros de gerações anteriores, como pais e avós.

 

Esse novo consumidor é exigente e anseia por uma experiência única no processo de compra. Nesse sentido, comumente demonstra interesse em questões ligadas à natureza e sustentabilidade, e em âmbitos sociais como a igualdade de gênero, respeito às etnias e às orientações sexuais, por isso espera que as empresas contribuam com essas ações. Além disso, há também maior exigência quanto à transparência e proatividade dos prestadores de serviços. 

 

Essas características junto às experiências de consumo estão sendo estudadas a todo vapor, já que cabe às empresas aprender a lidar com o empoderamento, vasto leque de opções e possibilidades do consumidor. Não podendo deixar de lado também que o consumidor deixou de ser uma figura anônima, e hoje assume papel determinante em como as empresas devem se comportar para atendê-los. Pensando nisso, separamos algumas características importantes desse novo consumidor, confira: 

 

1) Foge dos padrões de faixa etária

Como dito anteriormente, essa geração rompe o discurso acerca da faixa etária, já que esse perfil está presente em diferentes idades e pessoas. 

 

2) Experiências pessoais e verdadeiras 

O pós-consumidor busca experiências que se encaixem com seus valores e crenças, por isso, os ideais, valores e projetos que a marca oferece serão decisivos no momento de escolha e ainda pode ser um dos motivos para maior visibilidade, já que pode entrar em ação o Marketing de Indicação. 

 

3) Facilidade

O novo consumidor é exigente e avalia a usabilidade, comunicação, interatividade e tudo que diz respeito à experiência, por isso, é de extrema importância estar atento à capacidade do sistema em possibilitar que o usuário tenha sucesso na execução de suas tarefas, por exemplo, realizar o check-in de seu voo pelo celular ou solucionar um problema de modo fácil e lógico. 

 

4) Consumo ético e sustentável

Como reação ao acesso mais livre à informação, o consumidor apresenta preocupação crescente em relação à procedência dos produtos que consome. Sendo assim, marcas com produtos sustentáveis e posicionamento ético ligado às questões sociais ganha mais pontos.

 

5) Experiências customizadas 

Não é sensibilizado por campanhas de massa e aprecia o diálogo direto e customizado. Neste caso, o novo consumidor deseja interação com a marca, de modo que ele se identifique e se sinta como parte dela. 

 

6) Tecnologia

Para aliar essas características à constante transformação, a tecnologia vem como grande aliada. A inteligência artificial, cada vez mais poderosa, pode impulsionar na resolução de problemas e/ou aquisição de produtos e serviços poupando tempo, dinheiro e facilitando a vida do consumidor e das marcas. 

 

O novo consumidor está, de modo geral, mais aberto às novas tendências e experiências, aliadas à satisfação de suas necessidades, por isso novas estratégias precisam ser colocadas em prática já!