O YouTube também virou uma ferramenta de conexão importante para você durante o isolamento social? Seja para aprender algo novo, para se divertir, assistir lives e shows ou para se informar, a plataforma se destacou ainda mais durante a pandemia por sua pluralidade de conteúdos e por ser, muitas vezes, uma janela para o mundo exterior, em um momento delicado em que a reclusão passou a ser uma realidade para muitos.
Desde o ano passado, os brasileiros procuraram diferentes maneiras para se conectar e interagir, e encontraram no Youtube uma maneira de experienciar tudo isso. Além de ser um espaço no qual as comunidades se vêem representadas, a plataforma é também uma grande ferramenta de aprendizagem que tem transformado a forma como as pessoas consomem conteúdos. Conheça agora quais foram as principais tendências do YouTube em 2021.
Eventos transmitidos ao vivo e simultaneamente
Desde casamentos, formaturas, festas de aniversário, shows de grandes artistas em video games, até o pouso de uma nave da NASA em Marte, assistido por mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo. Participar de eventos transmitidos em tempo real é uma maneira que muitas pessoas encontraram de manter o senso de comunidade vivo e de não se sentirem completamente sozinhas em casa – mesmo que, na realidade, estivessem. Em 2020, mais de meio milhão de canais realizaram transmissões ao vivo pela primeira vez.
#WithMe vídeos
Na categoria de vídeos #WithMe, outra tendência do YouTube que surgiu nos últimos meses, quando milhões enfrentavam o isolamento social, espectadores puderam participar simultaneamente de atividades rotineiras, antes solitárias, com creators e influenciadores, como limpar a casa, organizar o armário de roupas, preparar uma refeição e até estudar. Inclusive, os formatos audiovisuais com base em estudos tornaram-se algo particularmente populares. Nesse tipo de conteúdo, um estudante se auto grava criando resumos visualmente atrativos sobre determinado assunto ou matéria, exibe sua rotina de estudos, além de compartilhar técnicas motivadoras e práticas de aprendizagem.
Relax
Em um ano tenso e conturbado, a procura por conteúdos relaxantes, que ajudassem a manter o foco ou que fizessem companhia aumentou exponencialmente. Nessa onda, um gênero musical se destacou: o LoFi hip hop. Com músicas sem letras e leves, o estilo mistura diferentes ruídos, traz batidas constantes e suaves de hip-hop, e ainda incrementa elementos de gêneros como o jazz e até da bossa nova. Um dos maiores destaques dessa tendência é o canal hip hop Lofi Girl.
Entretenimento sem filtros
Ao invés de entretenimento produzido com mais formalidade e edições, conteúdos autênticos e naturais, que retratam atividades cotidianas, conceitualmente fundamentadas nas partes mais comuns da existência diária, chamaram a atenção de milhares de espectadores nos últimos meses, principalmente por causarem um sentimento genuíno de conexão. O canal do Milad Murg, por exemplo, que surgiu em 2020 e conta com mais de 2 milhões de inscritos, apresenta histórias singelas da vida do youtuber, enquanto ele prepara sanduíches em uma rede de fast food. Já este estudante de odontologia ganhou bilhões de visualizações em um único mês com vídeos sobre uma das atividades mais normais do nosso dia a dia: escovar os dentes.
Conteúdos de imersão
Experiências de conteúdo que causam imersão, feitas a partir de drones, ganharam destaque ao possibilitar que o espectador saia de casa, mesmo sem se mover, colocando-o dentro da própria experiência do entretenimento.
In Another Room
Outra tendência no YouTube em 2021, a categoria de vídeos que ficou conhecida como In Another Room posiciona o espectador em um ambiente onde o áudio emana de um lugar específico, despertando um sentido multissensorial. Ou seja, é um formato de conteúdo de vídeo atmosférico criado para conectar mais profundamente o espectador a um lugar, um momento ou sensação.
Podcasts em vídeo
Com a pandemia, apenas escutar podcasts passou a não ser uma atividade suficiente; era preciso, também, visualizar de quem saía aquela voz, com o intuito de criar mais conexão e intimidade com aquele conteúdo que, antes, era só falado. Podcasts em vídeo ou podcasts que são gravados e consumidos nesse formato explodiram em popularidade e, com certeza, vieram para ficar.
Você já parou para pensar nos tipos de conteúdo que mais consumiu desde o início da pandemia e quais deles te ajudaram a passar por esse momento com mais leveza? As tendências do YouTube em 2021 – apesar de terem surgido em um momento incerto onde, mais do que nunca, o ser humano buscou conexão, intimidade, companhia, diversão e contato (mesmo que virtual) – vieram para ficar e ditar como será a produção de conteúdo nos próximos anos.