Na era da internet, as inovações acontecem de maneira rápida e contínua. Todos os dias surgem plataformas, aplicativos e novas tecnologias para atender o usuário. As mídias digitais e os dispositivos, por sua vez, afetam diretamente no marketing digital, e por isso as mudanças no comportamento de consumo exigem estratégias e ações que devem se adaptar aos hábitos e costumes, tendo sempre em vista as tendências já consolidadas, que apesar de não serem novidades continuam ganhando espaço, sem esquecer também das que estão chegando. A seguir, confira 5 tendências no Marketing Digital para 2023:
1) Marketing de conteúdo
Presente entre as estratégias mais utilizadas há algum tempo, mais de 70% das empresas no Brasil incluem as produções em suas ações de marketing (Content Trends, 2018). Apesar de estar entre nós desde 2013, a tendência é que o Marketing de Conteúdo continue em ascensão, já que ele é responsável por 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas (Content Trends, 2017).
A utilização de artigos, e-books, vídeos, infográficos e apresentações de slides auxiliam na conquista e fidelização de clientes, pois a produção destes conteúdos demonstra conhecimento e domínio de seu negócio. De modo geral, a postagem em blogs continua sendo uma das principais e mais eficientes estratégias, onde também é possível mostrar domínio em determinado tema e ainda esclarecer maiores detalhes sobre os seus serviços.
2) Chatbots
Utilizando ferramentas de bate-papo automatizadas para interagir com os clientes, os chatbots surgem como uma nova opção para as áreas de diversos setores, como vendas e suporte online. Como? O aplicativo é extremamente interativo e desenvolvido a partir de inteligência artificial. A empresa, por sua vez, programa perguntas e respostas para as interações com os clientes, que são baseadas em coletas de dados feitas durante as conversas. Deste modo, a estratégia entra em ação, por exemplo, com o intuito de direcionar os leads para o funil de vendas.
Segundo o relatório da Grand View Research, a perspectiva de aumento anual desses “robôzinhos” é de 24%. Além disso, a empresa estima que seja inserido US$ 1,23 bilhão neste setor até 2025. Os chatbots já estão presentes em redes sociais, como o Facebook, além de terem sido inseridos em sites de empresas. Um exemplo recente da inserção dessa estratégia é a Bia, inteligência artificial do banco Bradesco. Desenvolvida para oferecer atendimento imediato às respostas dos clientes, ela funciona com base no comportamento do usuário. Contudo, uma das principais vantagens dos chatbots é a integração da automação com a personalização do relacionamento com o público-alvo, além, é claro, de aliviar a carga interna de atendimento nas empresas, já que eles são capazes de fazer orçamentos e/ou venderem produtos e serviços.
3) Redes sociais
Parece óbvio, mas é imprescindível falarmos sobre as tão presentes redes sociais. Entender sobre as potencialidades e desafios trazidos por elas é algo fundamental, já que o meio digital é claramente um ambiente que pode gerar grandes oportunidades.
Tendo em vista o público-alvo e a rede social que mais o aproxima da empresa, é possível utilizar o Marketing de Influência ou o Marketing de Indicação. A primeira opção está bem difundida atualmente e se refere à parceria com influenciadores digitais. Segundo pesquisa realizada pela Linqia, 86% dos profissionais de marketing utilizaram o Marketing de Influência em 2017. Dentre eles, 92% acreditam na eficiência dessa estratégia, que pode ser feita não só com pessoas famosas, mas também micro influenciadores com relevância em um tipo de mercado específico, que recomendam os produtos e/ou serviços em seus perfis de redes sociais.
A outra alternativa veio à tona há pouco tempo e se trata de “pessoas reais” tomando o centro das atenções no marketing de influenciadores. Empresas como a Macy’s estão usando seus próprios clientes e funcionários para realizar as campanhas de influências.
4) Vídeos
A utilização de vídeos é mais uma tendência que promete gerar bons resultados em 2023. A inclusão de conteúdos audiovisuais aumenta as taxas de conversão em até 80% no caso das landings pages, enquanto no e-mail marketing pode ampliar até 300% as taxas de cliques. Plataformas como o Youtube, Facebook e Instagram também podem ser uma ótima pedida.
Para aderir ao uso de vídeos, é importante que a estratégia desenvolvida leve em consideração os canais que mais se adequam ao perfil do público-alvo, já que a personalização do seu conteúdo demonstra o interesse naquele grupo específico. Outro ponto bastante pertinente é que o Youtube, por exemplo, permite adicionar anotações aos vídeos publicados. Desse modo, há a possibilidade de incorporar no próprio vídeo os links de acesso para o seu site.
Além dos vídeos serem extremamente engajadores e ajudarem na proximidade entre a empresa e o consumidor, o público pode ainda compartilhá-lo em seus perfis nas redes sociais e blogs, aumentando as chances de alcance e gerando o Marketing de Indicação, que citamos anteriormente.
5) Business Intelligence (BI) e Big Data
Com o intuito de auxiliar na análise de dados e informações estratégicas, o Business Intelligence vem se tornando indispensável, já que ele estrutura os dados coletados em painéis e indicadores de desempenho por meio de diagramas e gráficos, a fim de facilitar a visualização e compreensão. Esses dados possibilitam que as empresas possam compreender quais as tendências significativas de negócio, além de permitir a visibilidade em tempo real das estratégias em andamento.
Nos últimos anos, o uso dessa ferramenta tem aumentado consideravelmente. Especialistas apontam que isso se deve, em parte, devido ao crescimento do “Big Data”, que possibilita mapear e consultar um volume enorme de dados. Dali, é possível retirar informações utilizando a ferramenta de consulta por palavra-chave. A união entre BI e Big Data pode dar aos profissionais de marketing boas noções acerca de seu público-alvo, de modo que haja maior compreensão e tomadas de decisões coerentes, a fim de trazer os leads para um possível negócio.
As tendências de Marketing Digital passam por constantes mudanças, por isso, o importante é unir as vertentes que realmente se alinhem com a abordagem da empresa, de modo que os investimentos possam ser aproveitados verdadeiramente.