Consumidores pesquisam cada vez mais antes de comprar

Com acesso irrestrito a uma grande quantidade de informações, as pessoas estão pesquisando mais antes de cada tomada de decisão. Isso acontece porque elas querem ter certeza de que estarão informadas antes de tomar uma decisão, seja sobre o que comprar ou aonde ir. A pesquisa ajuda a evitar fazer a escolha errada. 

Cada vez mais os consumidores estão adotando a mentalidade de “experimente antes de comprar” e uma atitude de “saiba antes de sair”. Eles procuram aprender o máximo possível sobre produtos, destinos e experiências antes de se comprometerem. Essa mudança drástica aconteceu por causa dos smartphones, que nos proporcionam uma variedade imensa de possibilidades com um simples toque.

 

Segundo um levantamento realizado pela NZN Intelligence sobre a jornada de compra online no Brasil, 88% dos consumidores buscam informações dos produtos antes de decidir a compra. 51,8% das mais de 2 mil pessoas que participaram da pesquisa afirmam que procuram por conteúdos e informações de especialistas da área sobre os itens desejados antes de comprarem.

 

Quando analisamos os dados, descobrimos que nenhuma decisão é pequena demais para os consumidores curiosos. Eles usam a pesquisa ao longo da jornada de tomada de decisão para obter conselhos sobre compras. Portanto, significa que há uma oportunidade para os profissionais de marketing influenciarem as categorias e encontrar maneiras de responder às perguntas desses consumidores curiosos. E quando os consumidores não têm certeza do que desejam, eles buscam inspirações e ideias. No entanto, se o que encontram não corresponde ao seu orçamento, esses consumidores usam essa ferramenta para encontrar algo semelhante ao produto desejado, mas que esteja ao alcance deles.

É por isso que integrar os múltiplos canais de venda e de relacionamento é um meio importante para um aumentar o faturamento. E mais do que isso, é preciso compreender que os mundos online e offline já se integraram para atender melhor às expectativas do consumidor.