Por que devo ter um site responsivo?

Cada vez mais as empresas têm estudado o comportamento e interesses das pessoas, com intuito de oferecer uma experiência muito mais fluida no processo de compra online. E uma etapa muito importante dessa experiência é adaptar o caminho pelo qual o usuário vai seguir, levando em consideração o passo a passo da compra e até mesmo o dispositivo que ele está utilizando. Para isso, é imprescindível que se tenha uma plataforma responsiva.

A responsividade nada mais é do que é a capacidade do site de se adaptar a qualquer dispositivo e tamanho de tela que possa ser utilizado pelo o usuário. O site que for acessado pelo desktop será otimizado para o tamanho de sua tela e navegação com mouse. No entanto, sempre que ele for acessado por um dispositivo móvel, será preparado para uma navegação a partir do toque. Isso facilita a experiência do usuário para que ele tenha maior conforto e facilidade na busca do que procura. Os benefícios da responsividade são diversos.

Em média, temos 8 segundos para chamar a atenção do usuário dentro no nosso site, por isso é preciso ser extremamente efetivo em cada detalhe. Um site responsivo deve ser desenvolvido levando em consideração os textos, imagens e infográficos que o usuário terá acesso, garantindo que ele compreenda todas as informações propostas. Tudo isso em um modo de visualização que seja mais agradável e, assim, gerando maior satisfação no acesso. O ideal é que a responsividade já seja planejada no momento de concepção do site. Desta forma, todo o desenvolvimento já estará preparado para essa opção, por isso certifique-se que o responsável já prepare o seu site para essa realidade. 

A responsividade prevê as melhores técnicas para facilitar a conversão do usuário, desde formulários menores e mais dinâmicos, quanto o tamanho das fontes para garantir uma maior inteligibilidade. Isso garante o aumento nas taxas de conversão do site, eliminando possíveis problemas no momento do preenchimento dos formulários. Um site responsivo pode otimizar as imagens, reduzindo seus tamanhos, já que a tela do celular é bem menor que a de um monitor. Assim, o site fica mais leve, abre com maior velocidade e permanece com qualidade. Tudo isso garante a melhor experiência do usuário já que a maior parte dos acessos por celulares é originada das redes sociais ou por um link compartilhado.

Em março de 2018 o Google anunciou que implementaria o Google Mobile First Index, para priorizar a versão móvel no momento da indexação das páginas em seus resultados de busca. Por isso, quando analisamos o mecanismo de buscas do Google, sites responsivos já possuem maior efetividade. Isso acontece por que, atualmente, a maior quantidade de buscas feitas no Google é por dispositivos móveis, portanto, sites responsivos já possuem um melhor ranqueamento com relação aos não responsivos.

Estar atento às evoluções tecnológicas é imprescindível qualquer empresa que almeja um crescimento constante. Um bom site é o elemento mais importante dentro da estratégia de marketing digital, é a porta de entrada para que seus clientes conheçam sua marca e continuem se relacionando com ela. Proporcionar a melhor experiência possível para o seu usuário é garantir que você terá não apenas uma página na web, mas uma excelente ferramenta de marketing e vendas. A previsão é que o número de acessos por meio de celulares continue crescendo cada vez mais, por isso é muito importante que o seu site seja desenvolvido para estar sempre à frente dos seus concorrentes e ganhar cada vez mais o mercado.

Como saber se meu site é responsivo?

Há uma ferramenta disponibilizada pelo Google onde é possível fazer o teste e identificar se o site é responsivo ou não, o Google Mobile Friendly. Clique aqui [link: https://search.google.com/test/mobile-friendly] e confira se o seu site é responsivo.