O Google tem desenvolvido produtos baseados em IA por muitos anos, e ela é uma poderosa ferramenta que ajuda os anunciantes a melhorar o desempenho de seus anúncios, criar materiais inspiradores e proteger as pessoas contra fraudes de anúncios. Com os avanços em Large Language Models (LLM), o Google tem a capacidade de compreender questões de pesquisa complexas e ajudar as pessoas em suas jornadas de pesquisa. Os anúncios são uma parte fundamental da descoberta de produtos e serviços de milhões de empresas, e a intenção comercial das buscas é combinada aos anunciantes certos para oferecer uma variedade de opções.
A IA está ajudando os anunciantes a navegar na complexidade da publicidade no clima macroeconômico desafiador. O Performance Max utiliza a IA do Google para encontrar oportunidades inexploradas e incrementais em campanhas com altas taxas de conversão. Os anúncios são feitos automaticamente em todas as propriedades do Google. De acordo com dados do Google Data, Global, Ads, os profissionais de marketing que usam campanhas de Performance Max obtêm, em média, mais de 18% em conversões adicionais com um custo por ação semelhante.
O Google IA também torna os anúncios mais relevantes. Em suas campanhas de Busca, os grandes anunciantes usam normalmente mais de 4.000 palavras-chave, e os anunciantes maiores usam milhões de palavras-chave cada, de acordo com o Google Data, Global, number of keywords per LCS division. A correspondência ampla é outra tecnologia baseada em LLM que ajuda a fazer a combinação de anúncios com buscas relevantes e a responder às necessidades dos consumidores. Dados do Google Internal Data, Global mostram que as empresas que migram para a correspondência ampla podem obter uma aumento médio de 35% nas conversões em campanhas que usam um custo por ação desejado.
O aumento de formatos e superfícies com as quais os consumidores interagem tem mudado a forma como as empresas atendem seus consumidores, possibilitando uma atuação mais precisa e sofisticada. Nesse contexto, a IA tem se mostrado uma ferramenta fundamental para os anunciantes, tornando mais fácil a criação de recursos para diversos formatos. O Google IA, por exemplo, tem permitido a criação de anúncios para o YouTube Shorts e implantado tecnologia que otimiza recursos de campanha de vídeo para visualização vertical. Quando os anunciantes agregam recursos criativos verticais em suas campanhas de ação em vídeo, observa-se um aumento de 10% a 20% nas conversões por dólar no YouTube Shorts, em comparação com campanhas com recursos exclusivamente horizontais. Tudo isso ajuda a tornar o processo criativo mais fácil e efetivo.
A privacidade é fundamental à medida que a IA impulsiona o futuro da publicidade. A restauração da confiança na publicidade digital é vital para a durabilidade da Internet com suporte de anúncios no longo prazo. Para ajudar as empresas a crescer enquanto são administradoras responsáveis pelos dados das pessoas, estão sendo apresentadas novas tecnologias de preservação da privacidade. Uma dessas tecnologias é o Privacy Sandbox, uma iniciativa de código aberto criada em colaboração com a indústria de anúncios, desenvolvedores de navegadores da web e outras empresas de tecnologia, que ajudará a substituir as ferramentas de publicidade que dependiam do rastreamento de pessoas na web e em dispositivos móveis.
As equipes de anúncios do Google têm experimentado a exibição de publicidade baseada em interesses, usando sinais que preservam a privacidade, incluindo a API Topics do Privacy Sandbox, em vez de cookies de terceiros, e os resultados têm sido promissores. Além disso, estão ajudando os anunciantes a medir estrategicamente a eficácia de seus anúncios de uma nova maneira que protege a privacidade.
Transparência e controle devem ser princípios básicos da experiência de anúncios. O Google oferece rotulagem clara de anúncios e apresentou mais produtos voltados para o consumidor que oferecem opções adicionais, como a Central de Transparência de Anúncios ou Minha Central de Anúncios. O Minha Central de Anúncios oferece às pessoas mais controle sobre os tipos de anúncios que elas veem no Google, diretamente nos próprios anúncios. As pessoas podem ver mais marcas e tópicos de seu interesse e limitar os anúncios que consideram sensíveis. Nos primeiros cinco meses após o lançamento, mais de 120 milhões de visitas à Minha Central de Anúncios globalmente foram registradas, segundo dados do Google Data, Global, My Ad Center.
Em 2022, as ferramentas Google, como Busca, Play, Cloud e YouTube, juntamente com as suas soluções de publicidade, contribuíram com mais de US$ 700 bilhões em atividades econômicas para milhões de empresas, organizações sem fins lucrativos, editores, criadores e desenvolvedores. Os anúncios digitais têm se mostrado benéficos para as comunidades, pois quatro em cada cinco anunciantes e editores de pequenas empresas afirmam que isso os ajuda a competir com empresas maiores.
Para que a publicidade digital continue sendo uma força positiva, é preciso evoluir acompanhando as mudanças de tecnologia e comportamento do usuário. É o papel da indústria é abraçar uma nova era do marketing, desbloquear as possibilidades da IA e atender às expectativas de privacidade. Se fizerem isso corretamente, não apenas construirão um caminho promissor, mas também manterão a internet aberta em que bilhões de pessoas confiam.